sábado, 17 de maio de 2014

Quem inventou a música "Parabéns a você"?

A criadora do "Parabéns para você" em português foi Bertha Celeste Homem de Mello, para um concurso da Rádio Tupi, em 1942, que reuniu vários membros da Academia Brasileira de Letras para escolher e oficializar a versão brasileira da já popular "Happy Birthdate to You".

Das mais de 5 mil cartas que foram recebidas pela rádio, a vencedora foi Bertha Celeste, na época com 40 anos, filha única de fazendeiros, formada em Farmácia e mãe de uma única filha. Até a sua morte, em 1999, aos 97 anos, dona Bertha corrigia todos que cantassem errado a sua versão, que é a seguinte "Parabéns a você (não para você como costumamos cantar) / Nesta data querida / Muita felicidade (que não é no plural) / Muitos anos de vida."

A música original foi composta pelas professoras e irmãs estadunidenses Mildred e Patricia Smith Hill em 1875 e se chamava "Good Morning to All" (Bom dia para todos). Em 1924, o escritor americano Robert Coleman usou a melodia e lançou a "Happy Birthdate to You" em um livro. A família das professoras entrou com um processo, ganhou e até hoje recebe os royalties cada vez que alguém toca a música.


Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário