sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Saidinha de Banco, proteja-se!

Como funciona
A “saidinha de banco” funciona da seguinte forma: Algumas pessoas conhecidas como “olheiros”, passam um bom tempo rondando estabelecimentos comerciais (Bancos, Casas Lotéricas etc). Nos bancos, muitas vezes, fingem realizar alguma operação bancária enquanto observam suas vítimas, e de dentro do banco, repassam as informações aos comparsas por celular, SMS etc. Os comparsas por sua vez, ficam do lado de fora, aguardando a saída da vítima. Salientamos que boa parte das vítimas são abordadas quando se encontram distantes da agência, ou seja, depois de ter sido seguidas na rua.

Dicas para evitar o golpe:

Dê preferência a transações eletrônicas (DOC, TED, transferências via telefone ou internet), evitando assim, efetuar saques de grandes valores em espécie.
 
Se precisar efetuar saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais visíveis. Caso haja necessidade, verifique com seu gerente se o estabelecimento possui salas reservadas para este fim, ou se o mesmo pode conseguir um local discreto para esta finalidade.
 
Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite tecer comentários com pessoas estranhas, mesmo que as mesmas estejam bem trajadas.
 
Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, procure o gerente ou algum funcionário e redobre o cuidado, a vítima poderá ser você!
 
Se precisar ir ao banco diariamente, mude sempre os trajetos e os horários, e sempre desconfie de pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.
 
Quando da saída do banco, procure ser discreto e atento.
 
Caso perceba que está sendo seguido por alguém, entre o mais rápido possível em algum estabelecimento, de preferência movimentado e acione imediatamente a Polícia (190), se possível, informando ao atendente características do meliante, como cor, o que está trajando, se possui algum volume junto a cintura etc...Quanto mais detalhes você conseguir se lembrar, mais fácil será a identificação e abordagem do elemento pelos policiais. NÃO SAIA DO ESTABELECIMENTO antes da chegada da Polícia, uma vez que o meliante pode estar a espreita, esperando por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário