segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que você sempre quis saber, mas nunca quis perguntar

Por que a gente Soluça?
Soluço é a contracção involuntária do músculo do Diafragma, responsável pela respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação no nervo frênico, responsável por activar o diafragma devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o "soluçante", pois libera adrenalina e activa o nervo frênico, outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.
 
Ih!, Meu Pé Dormiu!
Isso acontece porque a compressão do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de "curto circuito" nos impulsos eléctricos dos nervos, daí a sensação de formigamento".
Há até um problema conhecido como "paralisia dos amantes". O casal dorme junto e um deles fica em cima do braço do outro. O fluxo sangüíneo pode ficar interrompido por horas, comprometendo por meses ou até para sempre o
músculo do braço". A saída para o formigamento restabelecer o fluxo
sanguíneo, movimentando o músculo. Dependendo do caso, é necessário fazer fisioterapia.
 
Por que tenho vontade de Urinar quando entro na Piscina?
Não é sacanagem. Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. "Os líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são "empurrados" para dentro deles", com o aumento do volume de sangue nos vasos - chamado volemia - vem a Vontade de urinar.
É como beber água. Por falar em água, é verdade que torneira aberta e
Chuveiro despertam a vontade. "É psicológico, chamamos de reflexo da micção".
 
De onde vem a Caibra?
Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna.
"Após intensa actividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa". Para passar, o segredo é contrair o músculo oposto ao Que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a caibra for na barriga da perna, por exemplo, Basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direcção a canela.
 
O que causa o Arroto?
Também chamado eructação, o arroto é causado pelo acto de engolir ar (aerofagia). "Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns". Ingerir alguma substância que contenha gás, como refrigerante, pode ser outra causa provável. A cura não é muito educada.
Basta "eructar".
 
Por que, às vezes, meu Olho Treme?
O espasmo das pálpebras é causado pela contração do músculo orbicular (músculo responsável pelo fechamento das pálpebras). A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaço ou tensão. "É como uma caibra", explica o oftalmologista Paulo Henrique, da Unifesp. O músculo se movimenta rápido para fazer circular mais sangue na região e dissipar o ácido lático, responsável
pela irritação na terminação nervosa.
 
Por que há uma espécie de "Choque" quando se Bate o Cotovelo na Quina da Mesa?
A reacção é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar.  "No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando suscetível a pancadas".
Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.

Estalar os Dedos Engrossa as Articulações?
Não. "Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo", ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima. O mesmo fenómeno pode ser percebido nas
costas e nos joelhos. "Provocar o estalo no dedo não faz mal algum".

Por que tenho a Impressão de já ter Visto um Lugar Onde Nunca Estive?
A sensação de "déjá vu" pode acontecer com quase todos e tem origem biológica. O hipocampo - região do cérebro responsável pelo processamento da memória - é activado fora de hora, Exactamente quando está ocorrendo um facto novo, dando a impressão de que aquilo já estava registrado,
de que é um facto do passado.
O evento é mais frequente em pessoas com epilepsia No lobo temporal e isso, provavelmente, está relacionado com" disparo "anormal do hipocampo, um dos
centros cerebrais da memória", explica o psiquiatra Roberto Sassi.
Mas isso não implica que pessoas que tenham "déjá vu" sofram de epilepsia.

Por que a gente Boceja?
"É uma forma de activar o cérebro e evitar o sono", afirma o coordenador do departamento de distúrbio do sono da Unifesp, Ademir Baptista Silva.
Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são activados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando chiclete. "O único mistério é o factor" epidémico "do bocejo
ninguém sabe porque as pessoas bocejam quando vêem outras bocejando", diz Ademir.

Por que os Pêlos ficam Arrepiados?
"O frio e as fortes emoções são os principais estímulos causadores da contração do músculo eretor dos pêlos", afirma a neurologista Cláudia Garavelli. A origem pode estar na teoria darwinista e sua explicação é que o arrepio é uma forma de defesa. No frio, a camada formada pelos pêlos retém o ar quente, aquecendo o corpo.
No medo, aumenta-se o volume do corpo, assustando-se assim um eventual agressor, como fazem os gatos.

O que causa o Espirro?
"É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo liberar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias, especialmente no nariz, limpando-o".
Explica o neumologista Clystenes Odyr Silva.
Não tente impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pode ser de 160 km/h; ao tampar nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de ter-se o tímpano rompido.

É verdade que Orelhas e Nariz Crescem quando Envelhecemos?
Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade.
"A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele", afirma o geriatra Clineu Almada. "Assim, tecido "cai", dando a impressão de que o órgão
cresceu". 
 
Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário